domingo, 26 de março de 2017

Freguesia histórica


Corinthians conquistou primeiro título brasileiro, em 1990, no estádio do Morumbi
Clássico é clássico e vice-versa. Menos no majestoso: o São Paulo é freguês do Corinthians – dentro da própria casa. Desde 1930 ganhamos lá. O favoritismo poderia se concretizar, hoje, às 16h, no Morumbi. A vitória daria uma acalmada nos ânimos, após atuação ridícula contra o Red Bull, na última quarta.

O Corinthians enfrentou o São Paulo 329 vezes, mas o retrospecto do alvinegro é favorável: foram 123 vitórias, 104 empates e 102 derrotas. No Morumbi, o Timão 539 jogos, vencendo 210. E conquistou títulos como o Brasileirão de 1990, com gol de Tupanzinho, na final.

Para a partida deste domingo, o São Paulo não contará com Dênis – o arqueiro generoso. A defesa deles entrega o ouro facilmente. Rogério Ceni ficou um ano se preparando e estudando na Europa, mas não conseguiu, até hoje, armar uma defesa decente. Por outro lado, o ataque deles faz muitos gols.

De fato, há terror no Morumbi. E o majestoso, de uns tempos para cá, tornou-se um dos grandes clássicos do Brasil. Os são-paulinos simbolizam a elite paulistana. Já o Corinthians é o time do povo. Mas, nem de longe, é nossa maior rivalidade. Não gostamos deles porque são arrogantes. 

Bem, o que me preocupa para este jogo é o nosso ataque. Sem Fagner, perdemos força ofensiva pelo lado direito. Mas, talvez, o menino Pedrinho entre em campo – e acenda chamas de esperança. Assim como contra o Palmeiras – que triunfo! – e Santos, a garra tem de existir. Isso é Corinthians.

Ano passado perdemos vários clássicos porque o time não compreendia o que era o Corinthians. Esse ano parece que as coisas mudaram, mas ainda é cedo para fazer qualquer análise, de modo que seja extremamente fácil ser simplista. 

Há muita gente, especialmente jornalistas, que veem o clássico mais pobre. A palhaçada da torcida única ainda vigora e a Data Fifa prejudicou os times. Apenas no Brasil as torcidas organizadas têm escolas de samba, e não podem batucar nos estádios. Vale a máxima: sempre desconfie de autoridades.

O treinador Fábio Carille afirmou que o Corinthians têm boas chances de fazer um bom jogo. “Fomos para jogo contra a Ferroviária com mudanças que tinham que ser feitas, agora também contra o RB. Normal sofrer, sabemos das dificuldades, menino de 18 anos, sete da base, vamos ter uma base melhor contra o São Paulo. Acredito que faremos um grande jogo lá", diz.

Rivais: podem zoar Drogba, mas não se esqueçam e nem desprezem Jô. Cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário