domingo, 25 de junho de 2017

Cássio defende pênalti, e Corinthians vence o Grêmio e se mantem na ponta

Jadson comemora gol com Rodriguinho. Foto: Rodrigo Cazzanel/ Agência Corinthians
“Futebol se ganha com inteligência”. A frase usada pelo treinador Fábio Carille antes do jogo foi seguida à risca pelos jogadores do Timão. Com o propósito de marcar atrás da linha da bola, o Corinthians venceu o Grêmio por a 1 a 0, neste domingo (25), em Porto Alegre, pela décima rodada do Brasileirão.

O resultado pôs a equipe Alvinegra com folga na liderança – com quatro pontos a mais do que o Grêmio, vice-líder. A invencibilidade também aumentou: são 23 partidas sem perder. A última derrota foi para a Ferroviária, em 19 de março, quando entrou em campo com formação mista.
Pelo lado corintiano, houveram dois destaques. O primeiro foi o goleiro Cássio que defendeu cobrança de pênalti de Luan. O outro foi Paulo Roberto que fez a jogada do único gol da partida, rolando para Jadson abrir o placar na Arena, no segundo tempo.

A vitória deixou a diretoria Alvinegra feliz, pois eles tinham como objetivo voltar com, pelo menos, um ponto na bagagem para São Paulo. Agora, o Timão se concentra para dois jogos consecutivos em casa. No dia 2 de julho, o Corinthians enfrentará o Botafogo e, no dia 8, a Ponte. Caso vencer, o Alvinegro poderá se distanciar ainda mais na ponta da tabela.

Já o Grêmio duelará com o Palmeiras, fora de casa, e na sequência recebe o Avaí. A justificativa dos gaúchos é que eles estão em mais duas competições – Copa do Brasil, onde enfrentará o Atlético Paranaense, e Libertadores, onde pega o Godoy Cruz pelas oitavas de finais.

O Corinthians tem apenas a Copa Sul-Americana. Na segunda fase, o rival será o colombiano Patriotas. O jogo de ida está marcado para o dia 28, na Colômbia.

O jogo

“Aqui é o país do futebol”. A música de Wilson Simonal traduziu este domingo. Mesmo sem sair nenhum gol no primeiro tempo, Grêmio e Corinthians fizeram uma partida que não era chata de se ver. Os dois times se estudaram bastante, mas a primeira grande chance de gol partiu do Alvinegro. Em arrancada, o volante Paulo Roberto bateu no canto direito de Marcelo Grohe e, no rebote, a zaga afastou antes da chegada de Jadson.

O time tricolor, porém, tinha mais volume de jogo. E não passava disso. Cássio teve de fazer algumas defesas, mas mostrou-se muito bem quando exigido. A grande oportunidade, no entanto, esteve nos pés do zagueiro Geromel que, livrinho da silva, mandou por cima da meta corintiana.

No segundo tempo, as duas equipes começaram a partida com a mesma postura. O Corinthians tinha paciência – uma das virtudes de seu futebol – e, com isso, conseguiu controlar o ímpeto do Grêmio, cujo falatório durante a semana os colocou como reais favoritos para o triunfo deste domingo.

Paulo Roberto, todavia, ganhou dividida pela esquerda e cruzou rasteiro para Jô, que não conseguiu dominar. A pelota, entretanto, sobrou para o meia Jadson bater de canhota para o gol, passando por baixo das pernas do arqueiro gremista.

Desesperado, o Grêmio lançou-se para o ataque e teve algumas chances de empatar a partida. A primeira delas, aos 20 minutos, saiu dos pés de Pedro Rocha, que recebeu dentro da área e tocou para Luan. O camisa 7, de bico, mandou para o gol e Cássio fez uma defesa sensacional.


Sobrou tempo, ainda, para Marquinhos Gabriel fazer um ato impensável. O meia corintiano puxou a camisa de Geromel a três passos do juiz, que assinalou penalidade máxima. Luan cobrou, mas Cássio defendeu. Nos acréscimos, o arqueiro fez outra boa defesa em chute de Gastón Fernandez. A vitória corintiana estava asseguradíssima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário