quarta-feira, 27 de abril de 2016

Se Beatles é rock, Stones é roll

Os Beatles são rock. Os Stones são roll. Os Beatles são bonzinhos. Os Stones são malvados. Em suas letras, os Beatles cantam o amor adolescente. Os Stones o sexo, as drogas, a vida, a liberdade, a libertação, a revolta. Os Beatles são leves e comportados. Os Stones pesados e inquietos. Os Beatles são os garotos de Liverpool. Os Stones são os sujos e marginais; são bluseiros.

Em sua autobiografia, Keith Richards sugeriu a John Lennon que segurasse a guitarra mais embaixo para que pudesse sentir o ‘roll’. “Assim, você só consegue tocar o rock, e não roll”, disse, o velho pirata do rock. Companheiros de piração no final dos anos 60, Richards relata que o beatle tentava o acompanhar nas viagens de ácido, mas sempre passava mal. “Para mim era uma coisa normal, sabe. Eu tomava um pico ou tomava um ácido, e conseguia trabalhar”, relata, em Vida, sua autobiografia.

Ícones da mesma geração, Beatles e Stones tem sonoridade diferente. Os Stones representam a catarse, a libertação, a revolta, o caos. Isso fica evidente em Exile on main street, lançado em 1972, em Paris. O disco mistura elementos de funk, soul, gospel e blues. Anos depois, em entrevista à Rolling Stone, Richards afirmou que algumas músicas deram trabalho para ficar pronta. “O final de Tumbling Dice me confundia”, contou. “Não conseguia fazer aquela virada.”

Os garotos de Liverpool flertaram com o rock experimental em 1966, em Revolver. No ano seguinte, compuseram e gravaram o Sgt Peppers – considerado pelos fãs o melhor disco dos garotos de Liverpool. O álbum influenciou Caetano Veloso e Gilberto Gil, na Tropicália - que buscavam elementos para conceituar o álbum manifesto Tropicália ou Panis et Circencis, lançado em 1967. “Caetano me mostrou o Sgt Peppres, e eu achei sensacional”, disse Gil, no programa ao Som do Vinil, da Tv Globo.

Nesta época, os Stones estavam concentrados em Their satanic majesties request. Lançado em 1967, o trabalho conta com She´s raibow – tida como um dos clássicos dos vovôs do rock. O produtor musical Ezequiel Neves, que descobriu a banda carioca Barão Vermelho, afirmou que os assistiu, em Nova Iorque. 

“Depois do show, virei outra pessoa”, assegurou. Zeca adotara o codinome de ‘Zeca Jagger em alusão a Mick Jagger, uma de suas paixões. Em 1968, Richards e companhia compuseram o hino Street fight man. A música é uma alusão às manifestações que aconteceram em maio de 1968, na Universidade de Sorbonne, na França.

Já os Beatles caminhavam rumo à experimentação. Enquanto os Stones viram que não eram uma banda psicodelica, os Beatles trilharam este rumo. Foram à Índia e criaram um disco exótico: o White Álbum. Em 1969, veio Abbey Road, mas o fim estava perto. Não tinham mais o mesmo pique, nem a vontade de tocar juntos. Ainda assim houve mais um disco: Let it be, composto de sobras de estúdio. Para satirizá-los os Stones, porém gravaram Lei it bleed, no mesmo ano.

Os Beatles acabaram em 1970. Lennon seguiu carreira solo. Cantou os problemas do mundo. E ausentou-se da música por dois anos, em meados da década 70. McCartney também construiu uma bem sucedida carreira solo. Os Stones, por sua vez, estão aí. Setentões, eles ainda correm o mundo tocando rock and roll. E deixam muita gente nova pra trás boquiaberta. 

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