sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Indispensável e essencial

Capa do LP 

Título: Maior Abandonado

Grupo: Barão Vermelho

Gravadora: Som Livre

Ano: 1984

Letras fortes e inteligentes. Estes são alguns ingredientes do disco Maior Abandonado, lançado em 1984, pelo Barão Vermelho. Alguns meses antes, Cazuza e Frejat compuseram a música-tema do filme Bete Balanço, que fora um verdadeiro sucesso radiofônico. Contudo, antes de o Barão ser executado nas rádios, Ney Matogrosso regravou Pro dia nascer feliz. A versão de Ney virara hit e logo em seguida as rádios passaram a tocar a versão original. Aí, o então jovem grupo carioca via o reconhecimento e o sucesso cruzar seu caminho.

Álbum de hit. Álbum poético. Álbum de rock. Maior Abandonado possibilitou ao Barão sentir o gosto do sucesso. A turnê do disco lotara as casas de show pelo Brasil, a ponto de a banda ser presa, após uma apresentação, em São Paulo. Os detalhes da prisão são contados em Por que a gente é assim, biografia da banda, escrita por Ezequiel Neves, Guto Goffi e Rodrigo Pinto. Após o show, os policiais foram atrás dos barões, e os prenderam com poucas quantidades de maconha. Frejat, Guto Goffi, Maurício Barros, Dé e Ezequiel Neves foram levados à delegacia. Cazuza não foi preso, e achou um absurdo.

Na delegacia, eles chegaram a dar autógrafos. Nas ruas, nos shows, o público bradava trechos de suas canções. No ano seguinte, o grupo tocara no primeiro Rock in Rio. A apresentação deu-se no dia em que o Brasil conhecia o primeiro presidente civil, em vinte anos. Frejat subira ao palco vestido de verde e amarelo. Anos depois, o guitarrista disse que nunca voltou a vestir verde e amarelo num show. Mas o que ficou marcado naquela apresentação, foi a célebre frase de Cazuza, ao fim de Pro dia nascer feliz: “Que o dia nasça lindo pra todo mundo amanhã/Com o Brasil novo/Com a rapaziada esperta/Valeu!”. 

Meses depois da apresentação no Rock in Rio, Cazuza comunicou sua saída do Barão. O grupo estava prestes a entrar em estúdio para gravar aquele que seria o quarto disco. O repertório foi dividido. Desnorteados, Frejat, Guto, Maurício e Dé não souberam o quê fazer. Lançaram alguns discos, que não tiveram sucesso. Em contrapartida, Cazuza brilhava e alcançava o céu, com sua carreira solo. Exagerado virou hit. E até hoje é tocada em bailes de casamento. 

Os anos se passaram. E o Barão voltou às rádios, somente em 1988, com Pense e Dance. O sucesso dera a oportunidade de o grupo abrir os shows de Rod Stewart, no Brasil, em 1989. No ano seguinte lançaram Barão Ao Vivo. Já Cazuza emplacou quatro discos solos, que foram bem recebidos pela crítica.

Após Maior Abandonado, Cazuza foi para um lado. E o grupo para o outro. Mas é inegável a importância deste disco para a carreira do Barão. Dé, anos depois, afirmou que Maior Abandonado foi o melhor trabalho da banda. “Foi o melhor disco que nós fazemos”, disse. 


MÚSICAS:
1 – Maior Abandonado (Frejat/Cazuza)

2- Baby Suporte (Cazuza/Ezequiel Neves/Maurício Barros)

3 – Sem vergonha (Frejat/Cazuza)

4 – Você se parece com todo mundo (Frejat/Cazuza)

5 – Milagres (Cazuza/Denise Barroso/Frejat)

6 – Não amo ninguém (Frejat/Cazuza)

7 – Por que a gente é assim (Cazuza/Ezequiel Neves/Frejat)

8 – Narciso (Frejat/Cazuza)

9 – Nós (Frejat/Cazuza)

10 – Dolorosa (Frejat/Cazuza)

11 – Bete Balanço (Frejat/Cazuza)

Link para ouvir do disco: https://www.youtube.com/watch?v=9e5mFjqsyb4

Nenhum comentário:

Postar um comentário