quinta-feira, 31 de julho de 2014

O som ácido do The Doors

The Doors

Não há como começar uma conversa sobre Rock and Roll sem falar em The Doors. Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore deixaram suas marcas na história deste gênero alucinado.

Em 1967, lançaram o primeiro disco intitulado The Doors. O álbum é composto por alguns dos maiores sucessos do conjunto, como "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", ‘The End’ e ‘The Crystal Ship’. A revista Rolling Stone o aclamou como o melhor disco de estreia de uma banda, e também como o quadragésimo sétimo melhor álbum da história do rock and roll.

Morrison e companhia se separaram em 1971. O vocalista e poeta desejava escrever poemas, radicando-se em Paris, e falecendo na mesma cidade. Até hoje, a causa de sua morte é repleta de mistérios.  Porém, o fato é que a música psicodélica e carregada de LSD dos rapazes californianos, está escrita nas linhas dos livros e presa à mente dos roqueiros pelo mundo.

No ano passado, 2013, o tecladista e fundador, Ray Manzarek, veio a falecer vitimado por um câncer. Manzarek falecera no dia 20 de maio, na Clínica Romed em Rosenheim, Alemanha.

"Fiquei profundamente triste ao saber sobre o falecimento do meu amigo e companheiro de banda Ray Manzarek hoje (segunda-feira)", disse o guitarrista do The Doors, Robby Krieger, em comunicado à agencia de notícias Reuters.

"Estou feliz por ter sido capaz de ter tocado as músicas do Doors com ele durante a última década. Ray era uma parte grande da minha vida e sempre sentirei sua falta."

Os Doors se reuniram em 1991, em Los Angeles, para tocar com Eddie Vedder – vocalista do Pearl Jam – sucessos como, Roadhouse Blues, Break on Through e Light My Fire.

Em 2004, a Rolling Stone colocou o Doors no 41º posto na sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. No ano anterior, já havia considerado os álbuns The DoorsL.A. Woman e Strange Days os 42º, 362º e 407º melhores álbuns de sempre respectivamente. Já as canções "Light My Fire" e "The End", ambas do primeiro álbum do grupo, foram consideradas, respectivamente, as 35ª e 328ª melhores canções de sempre.


Em abril de 2010, foi lançado o documentário When You're Strange de Tom DiCillo, que conta a história da banda, e é narrado pelo ator Johnny Depp.

1967 - The Doors

Capa

The Doors é a obra de estreia do conjunto homônimo. Segundo a crítica, The Doors figura entre um dos melhores álbuns da história. Entre as músicas que compõem o disco, estão The End – que faz uma brilhante referência ao teatro grego, especificamente a obra de Sófocles, Édipo Rei -, Light my Fire – o primeiro sucesso radiofônico – e Break on Throught, cujo riff de guitarra tornou-se extremamente familiar aos ouvidos adeptos ao som ácido dos Doors.

O disco foi lançado no final de agosto e no início de setembro de 1967, pela gravadora Elektra Records. A produção ficou sobre Paul A. Rotchild. A gravação ocorreu no dia 29 de dezembro de 1967.
Segundo a revista Rolling Stones, The Doors é o quadragésimo sétimo melhor disco da história da música contemporânea, e o melhor trabalho de estreia de um conjunto.

A obra já vendeu mais de 10 milhões de cópias somente nos EUA. Até os dias atuais, os fã procuram nas lojas este charmoso e reluzente trabalho.

  1. Break on Through (To the Other Side)
  2. Soul Kitchen
  3. The Crystal Ship
  4. Twentieth Century Fox
  5. Alabama Song (Whiskey Bar)
  6. Light My Fire
  7. Back Door Man
  8. I Looked at You
  9. End of the Night
  10. Take It as It Comes
  11. The End

Artigo publicado na Rolling Stone  americana: http://www.rollingstone.com/music/albumreviews/the-doors-20030408



1967 - Stranger Days

Capa
1967 – Stranger Days
Stranger Days é o segundo álbum do conjunto californiano The Doors. Lançado em 2 de outubro, é composto na sua maioria por músicas que não foram inclusas no primeiro trabalho. Algumas composições ficaram eternizadas na voz de Jim Morrison, como "Strange Days", "People Are Strange", "Love Me Two Times" e "When the Music's Over". Esta última é um poema épico e dramático ao estilo de ‘The End’, última faixa do disco anterior.

  1. Strange Days
  2. You're Lost Little Girl
  3. Love Me Two Times
  4. Unhappy Girl
  5. Horse Latitudes
  6. Moonlight Drive
  7. People are Strange
  8. My Eyes Have Seen You
  9. I Can't See Your Face in My Mind
  10. When the Music's Over


1968 - Waiting for the sun

Capa


Waiting for the sun é terceiro álbum do conjunto californiano The Doors. Tornou-se a primeira obra da banda a figurar em primeiro lugar na Billoard 200 e o single ‘Hello, I Love You’ em primeiro na Billoard Hot 100.

O material havia sido escrito antes da formação da banda. A faixa "Not To Touch the Earth", que foi retirada do poema de Jim Morrison Celebration of the Lizard, não foi gravado nesse álbum. O poema fora lançado somente em 1970, no  Absolutely Live.




1969 - The Soft Parade

Capa
The soft Parade é o quarto álbum do conjunto californiano The Doors. O disco apresentou mudanças em relação ao anterior, Waiting for the sun, pela introdução de metais na sonoridade nos arranjos.

Cinco faixas foram assinadas pelo guitarrista Robby Kriger, porque à época Jim Morrison estava concentrado nos seus dois livros de poesia que foram lançados em paralelo ao disco.
Nos trabalhos seguintes, os Doors, retornaram a uma sonoridade mais simples.

As músicas foram creditadas a apenas dois membros (Jim Morrison e Robby Krieger).

  1. Tell All the People
  2. Touch Me
  3. Shaman's Blues
  4. Do It
  5. Easy Ride
  6. Wild Child 
  7. Runnin' Blue
  8. Wishful Sinful
  9. The Soft Parade


1970 - Morrison Hotel

Capa
Morrison Hotel é o quinto álbum do conjunto californiano The Doors. Depois do trabalho experimental em The Soft Parede, que não foi muito bem recebido pela crítica, a banda retornou as suas raízes sonoras, com uma pegada voltada ao blues, e com forte influencia psicodélica no som ácido e cintilante de Jim e companhia.

  1. Roadhouse Blues
  2. Waiting for the Sun
  3. You Make Me Real
  4. Peace Frog
  5. Blue Sunday
  6. Ship of Fools
  7. Land Ho!
  8. The Spy 
  9. Queen of the Highway
  10. Indian Summer 
  11. Maggie McGill



1971 - L.A Woman 

Capa
L.A Woman é o sexto álbum do conjunto californiano The Doors. Foi o último trabalho com a formação original, antes da morte do mítico Jim Morrison, em 1971, que acontecera alguns meses depois do seu lançamento, em 3 de julho de 1971.


Nenhum comentário:

Postar um comentário