terça-feira, 15 de julho de 2014

Apocalypse Now - 1979

Metáfora – figura de linguagem que resume todo o filme ‘Apocalypse Now’. Estrelado por Martin Sheen, Marlon Brando e Robert Duvall; ‘Apocalypse Now’ concorreu a sete Oscars, porém, foi premiado em apenas duas categorias: Melhor filme, Melhor diretor e Melhor ator coadjuvante.

A obra prima de Francis Ford Copolla mostra as entranhas da Guerra do Vietnã, as suas consequências e como o imperialismo norte-americano agia sobre o sudeste asiático.

SINOPSE

 Imperialismo

Em plena Guerra do Vietnam, por volta de 1969, um alto comando do exército americano designa o Capitão Benjamin L. Willard (Martin Sheen) para procurar e matar o Coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando), que havia supostamente enlouquecido e estava lutando a guerra à sua própria maneira com um grupo de combatentes nas selvas do Camboja.

Subindo o rio num barco de patrulha e escoltado por quatro soldados, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra. À medida que se aproxima do destino e examina os documentos a respeito do coronel, seus pensamentos acerca deste e de sua missão vão se tornando cada vez mais confusos.

O filme tem duas versões. A segunda, feita em 2001, chama-se "Apocalypse Now Redux" e tem 210 minutos, 60 minutos a mais de cenas adicionais. Esta versão foi reeditada pelo próprio Francis Ford Coppola.

As metáforas do filme pela ótica de Elisangela Mendes Queiroz, da UEL (Universidade de Londrina): http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Queiroz_Elisangela%20Mendes.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário